Rede Colaborativa de Aprendizagem do Projeto UCA no Tocantins

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Projeto UCA/Formação na Escola Estadual Joca Costa – Dianópolis

Projeto UCA, que foi criado para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação, está em pleno processo de formação de professores e gestores das escolas que participam desta iniciativa. O Curso de formação continuada - Formação Tocantins editado pela PUC/SP e coordenado no Tocantins pela UFT – iniciou efetivamente em agosto/2010 com a realização de encontros presenciais nas Unidades Escolares. Estes encontros tiveram a duração de 24 horas , em cada escola, com a participação dos Pesquisadores, Formadores e Tutores responsáveis pela formação continuada dos professores e gestores.

No período de 29 de agosto a 01 de setembro foi realizado o presencial do Módulo I – Apropriação Tecnológica, na Esc. Est. Joca Costa no município de Dianópolis. As atividades foram coordenadas e desenvolvidas pela equipe responsável pela formação na UE – Profª. Marilene (Pesquisadora – UFT), Percilia e Demerval (Formadores – SEDUC), Lilian (Tutora – DRE). Num clima de muita receptividade e boa vontade dos professores e gestores foi que iniciamos a formação continuada na escola que tem uma equipe muito motivada e aberta às novas formas de fazer educação. A cultura de uso das tecnologias no Joca Costa já vem sendo construída desde que aceitaram a participar do programa. A Profª Orcilene, coordenadora do UCA, vem desenvolvendo um excelente trabalho no incentivo para apropriação e uso das TIC na sala de aula.

Concluído o Módulo I realizaram o Módulo II Web 2.0 a distância com apoio da Profª Lilian, Tutora da turma.

Nos dias 10 e 11 de outubro foi a vez de realizarmos o presencial de 8 h para início do módulo 3A para professores e 4 horas para o início do Módulo 3B para os gestores. O Módulo 3A é totalmente dedicado ao entendimento e desenvolvimento de metodologias pedagógicas para se ensinar e aprender com tecnologias, já o Módulo 3B traz um conteúdo voltado para a gestão escolar. Mais uma vez presenciamos a boa receptividade dos professores e gestores que não mediram esforços para desenvolverem as atividades iniciais do módulo. Mesmo com os problemas de oscilação do sinal da internet todos desenvolveram as atividades propostas, comprovando mais uma vez o bom ânimo da equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário