Rede Colaborativa de Aprendizagem do Projeto UCA no Tocantins

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Programa UCA em Gurupi- Professores e gestores, unidos por um só objetivo

Na organização e preparação do módulo III, surgiu a necessidade de promover a interação entre equipe gestora e equipe de professores. A formação foi estruturada para contemplar questionamentos dos professores e possibilitar a observação pelos gestores dos anseios, dificuldades e expectativas que estão ligados diretamente com os assuntos abordados no módulo 3B (Gestores).

A abertura do modulo III foi caracterizada pela explanação da estrutura do projeto UCA no Brasil e no estado do Tocantins, demonstrando o papel da IES (Instituição de Ensino Superior) local e IES global no projeto. Foram apresentadas as propostas de trabalho e suas expectativas com relação ao UCA, de acordo com o material proposto e disponível no site do projeto (www.uca.gov.br). Esse trabalho se fez necessário, devido ao grande número de cursistas que desconhecem a estrutura do projeto, seus objetivos, suas responsabilidades e principalmente o papel e a importância da cada um nesse projeto piloto no estado do Tocantins.

Para cada professor foi disponibilizado um período específico para relatar as expectativas em relação ao projeto, e expor os principais avanços alcançados com a realização do módulo I e II. Os professores relataram que houve aprendizado eficaz e que apesar dos receios em realizar as atividades suas expectativas foram superadas.

O grupo pode visualizar as minhas ações em sala de aula com relação ao projeto UCA. Foram colocadas as dificuldades e as problemáticas enfrentadas com relação ao uso do classmate. Realizei a apresentação do meu site pessoal (www.vivamatematica.tk), criado para proporcionar ao aluno orientação e demonstração de recursos disponíveis na web. No site existe um ambiente virtual de aprendizado, montado com base na estrutura de um fórum, para registro das atividades, discussões e realização de avaliações. O destaque foi para a infinidade de recursos disponíveis e a facilidade de se criar páginas na web, fóruns, blogs e outros recursos.

A realização do encontro de gestores se concretizou na semana seguinte, destacando os questionamentos e posicionamentos dos professores. Durante os questionamentos iniciais das atividades do módulo 3B, os gestores observaram que as respostas das atividades estavam ligadas as explanações do módulo 3A (professores). É motivo de destaque o orgulho da equipe de professores e gestores em receber esse projeto, cada professor se sente valorizado com os novos desafios de aprendizagem.


Fonte: Weslley Nunes da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário