Rede Colaborativa de Aprendizagem do Projeto UCA no Tocantins

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Formação UCA - segundo presencial M3A Esc. Joca Costa

Realizamos, nos dias 20 e 21, o segundo encontro com os professores da Escola Estadual Joca Costa - Dianópolis para iniciarmos os estudos da 2ª parte do Módulo 3A do curso Formação Tocantins do Projeto UCA. No primeiro dia (20/01/2011) iniciamos os trabalhos com uma discussão sobre as atividades desenvolvidas na primeira parte do módulo, reforçando o entendimento dos professores sobre:

- importância da questão, como um fio condutor para ações pedagógicas;

- a idéia de uma educação aberta, provocativa e questionadora, que aproveita as curiosidades e os problemas trazidos pelos alunos e professores;

- levantar perguntas como alavanca para que a aprendizagem se construa a partir de processos de busca por respostas.

Conforme o proposto na segunda parte do M3A – explorar diferentes experiências pedagógicas, desenvolvidas com o uso de tecnologias – professores e coordenadores pedagógicos estudaram, em grupo, as propostas pedagógicas - Resolução de Problemas, Problematização, Desafios, Trilhas, Escrita coletiva e Projetos de Aprendizagem. Organizados em 03 grupos os professores analisaram todas as metodologias propostas (02 por grupo); o estudo proporcionou aos professores melhor entendimento sobre a dinâmica de execução das experiências pedagógicas e as etapas de desenvolvimento das metodologias, descreverem as tecnologias utilizadas, as ações dos alunos e funções dos professores.

No segundo dia, após o estudo, cada grupo socializou o que ficou entendido sobre as experiências e metodologias exploradas. Concluídas as apresentações dos grupos, solicitamos que escolhessem entre as metodologias para planejarem as ações pedagógicas que irão executar com os alunos na escola, usando os recursos do laptop e da web 2.0. Apresentamos sugestão para a elaboração do Planejamento e Implementação da Ação - Atividade III do módulo 3A.

Pontos positivos: a maioria do grupo compreendeu sem maiores dificuldades as experiências pedagógicas e as metodologias identificando nestas, algumas atividades pedagógicas já desenvolvidas com os alunos na escola Joca Costa.

Dificuldades encontradas: em razão das mudanças na nova estrutura da Secretaria da Educação, os professores, por não serem efetivos, estavam um pouco apreensivos com a indefinição sobre a situação funcional, mas mesmo assim participaram efetivamente das atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário