Rede Colaborativa de Aprendizagem do Projeto UCA no Tocantins

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Módulo 3A - Formação de Professores - Col. Beira Rio






Nos dias 20 e 21 de janeiro as Professoras Formadoras Ildeny e Rosita Félix mediaram o segundo encontro presencial do Curso UCA, Módulo 3A para Professores.

De acordo programado foi realizado nos dias 20 e 21 de janeiro, o segundo encontro do Módulo 3A - Formação de Professores, para os professores da Esc. Est. Beira Rio Palmas/TO.
A capacitação aconteceu no Laboratório do Col. Militar de Palmas.
Grande parte dos cursistas não realizou as leituras do módulo devido à lentidão na conexão a internet na Unidade Escolar, outros trabalham três turnos e não tem internet em casa.
Tivemos a participação de 19 professores, dentre esses, alguns já estavam desligados da Unidade Escolar devido às mudanças no quadro de professores.
 Quanto ao manuseio da máquina, detectamos que ainda há alguns professores que não sabem como acessar o ambiente, haviam esquecido usuário e senha do ambiente virtual de aprendizagem, do email e do blog. Durante a capacitação percebeu-se ainda a falta de envolvimento de um pequeno grupo de professores, percebeu-se também que a apropriação tecnológica precisa ser trabalhada, segundo os professores é necessário curso de Introdução á Educação Digital para alunos e para alguns professores.
Foram desenvolvidas as seguintes atividades durante a Formação: 
  • Discussão com os professores a cerca do que ficou entendido sobre o proposto na primeira parte do módulo;
  •    Avaliação das atividades desenvolvidas anteriormente
  •     Análise da qualidade das postagens nos blogs;
  •    Contextualização do módulo - importância da questão, como um fio condutor para ações pedagógicas;
  •    Discussão em torno da déia de uma educação aberta, provocativa e questionadora, que aproveita as curiosidades e os problemas trazidos pelos alunos e professores – Conhecimento prévio;
  •    O processo de busca de respostas como alavanca para que a aprendizagem se seja construída;
  •    Divisão dos grupos para estudos as experiências pedagógicas desenvolvidas através das metodologias disponibilizadas no conteúdo do módulo;
  •    Socialização dos estudos através de um editor de apresentação.
Após a apresentação dos grupos, os cursistas fizeram a escolha da metodologia a ser executada, e com o auxílio de uma sugestão de planejamento as orientações foram passadas.











Formação uca to
View more presentations from Ildeny.

Autora: Rosita Félix

Nenhum comentário:

Postar um comentário