Rede Colaborativa de Aprendizagem do Projeto UCA no Tocantins

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

HISTÓRICO DO PROJETO UCA NO TOCANTINS

O Classmate PC na sala de aula, uma nova realidade para alunos e professores do Colégio Dom Alano

*8 de setembro de 2007

 



 No dia 03 de agosto era só ansiedade nos corredores do Colégio D. Alano, pois entra em cena o “objeto” mais esperado pelos alunos nos últimos meses, os laptops passa a fazer parte da rotina escolar da garotada. É o início de uma nova era para o ensino e aprendizagem, professores e alunos estão prestes a testarem uma situação inédita na educação - cada aluno com um computador na própria sala de aula – com um objetivo comum: sucesso no ensino e na aprendizagem. Chegou o momento de por em prática toda a estrutura, física e pedagógica, implementada para a execução do projeto. A semana de 03 a 06 de setembro, conforme planejamento, seria o "semana de imersão", os alunos usariam os laptops orientados sobre o manuseio e exploração das ferramentas, utilização dos aplicativos e da Internet.

Ao falarem da primeira experiância com os laptops os alunos afirmaram:

"O computador tem muitas novidades e pode ajudar na aprendizagen". Elias

"Gostei de usar o Editor de Texto. O computador aumenta o interesse dos alunos em estudar mais". Fernanda Lopes

"Senti muito prazer em usar o computador pelas novidades que ele oferece, acho que vai ficar mais fácil aprender". Ângelo

"Gostei de usar o computar porque viajei por alguns minutos pelo mundo da tecnologia. O Colégio Dom Alano já teve muitas coisas boas, por isso os alunos devem ajudar na conservação dos laptops". Hélio

"O computador ajuda na disciplina. Gostei muito desta aula, gostei também do tamanho do computador." Paulo Henrique

Muita alegria e descontração no lançamento do Projeto UCA em Palmas 

*6 de setembro de 2007

Professora Dorinha rcebe homenagens carinhosas dos alunos

Governador manuseando o Classmate PC


Governador Marcelo Miranda, Professora Dorinha,e o Grupo de Trabalho do Projeto UCA

Professora Dorinha com os professores do Col. Dom Alano

 Lançamento do Projeto UCA 

*5 de setembro de 2007



Com a presença do Excelentíssimo Governador do Estado, Sr. Marcelo Miranda, e da Secretária da Educação e Cultura, Profª. Maria Auxiliadora Seabra Rezende, foi realizado no dia 31 de agosto de 2007, às 19 horas, o lançamento do Projeto UCA em que foi entregue, oficialmente, os laptops para os alunos do Colégio Dom Alano. Estavam presentes neste evento representantes do Governo Federal, todos os parceiros do projeto, pais, professores, alunos e pessoas da comunidade. Os alunos demonstraram através de apresentações de teatro e músicas o quanto estão felizes com a chegada dos laptops.


Professores recebem Notebooks 

*28 de agosto de 2007

A Coordenadora de Tecnologia na Educação, Sizineide Martins Santos Guedes, e a Coordenadora do Projeto UCA no Tocantins, Leila Ramos, fizeram a entrega oficial dos Notebooks para os professores do Colégio Dom Alano, no dia 23 de de agosto.

Professores solicitam mais uma oficina com os laptops

*24 de agosto de 2007

Foi realizada, no dia 11 de agosto, mais uma oficina com os professores do Col. Dom Alano. A oficina foi solicitada por eles mesmos, pois queriam melhorar suas habilidades no manuseio dos laptops.

Reunião com Pais de Alunos


 

Após a semana da capacitação dos professores, aconteceu uma reunião com os pais dos alunos do Colégio Dom Alano com o objetivo de informá-los sobre a implantação do Projeto UCA. Na reunião, após a exposição da Coordenação do Projeto e da Equipe Gestora, abriu-se um debate para que os pais fizessem seus questionamentos, pelas perguntas percebeu-se que eles se inquietavam sobre a utilização, segurança e manutenção dos equipamentos. Tudo isso foi esclarecido e na oportunidade, todos os pais foram convidados para serem parceiros efetivos do projeto. A reunião foi muito produtiva e interativa.

Entrega de Notebooks aos professores pela Secretária de Educação  

* 3 de agosto de 2007

Entrega do Notebook para professores

Entrega do Notebook para professores 02

No dia 03 de agosto, foi entregue, oficialmente aos professores do Colégio Estadual Dom Alano, pela Profª. Dorinha, Secretária Estadual de Educação, Notebooks doados por um dos parceiros do projeto. Neste evento esteve presente o Sr. Osmar Nina, Secretário Estadual de Ciências e Tecnologia, Profª. Jucylene Borba, Superintendente de Educação e a Profª. Noraney, Diretora Regional de Ensino. Após o evento, a Coordenadora do Projeto UCA e a equipe gestora encerra a semana de capacitação.

Formação dos Professores

Formação UCA - Metasys e Aprende Brasil

Formação UCA - Metasys e Aprende Brasil 02

 

 Julho - 2ª quinzena
Dia 23 – Início da etapa a distância do Curso Projeto UCA -Tocantins - Formação dos Multiplicadores, pelo ambiente de aprendizagem colaborativa e-proinfo.
30/07 a 3/08 - Os professores da unidade escolar participam de Formação Continuada onde recebem capacitação de 40 horas para trabalhar com os laptops utilizando o Metasys, Classcontrol e o site educacional Aprenda Brasil. Para otimizar o tempo e proporcionar maior aproveitamento, os professores divididos em grupos participam das oficinas em ambientes diversos. No mesmo ambiente em clima de aprendizagens e trocas de idéias deu-se início ao planejamento das atividades para o uso dos laptops na sala de aula e reconstrução do Projeto Político Pedagógico da escola.

Adequação da estrutura física da escola

*1 de agosto de 2007

 

 

Julho - 2ª quinzena

A equipe do suporte técnico da SEDUC e parceiros (Intel, Brightnetworks, Metasys, BrasilTelecom) realizam a instalação elétrica e grades de segurança nas salas de aula e instalação da rede wireless para funcionamento da Internet em toda área escolar. Realização de treinamento para os técnicos de suporte da SEDUC com a equipe da Metasys sobre Edusys Server.

Formação Pedagógica dos Professores Multiplicadores e da equipe Gestora

Junho - 1ª quinzena
 
Com as equipes formadas o foco do trabalho passou a ser a formação pedagógica de todas as pessoas envolvidas com o projeto, para posteriormente pensar a formação dos professores da Unidade Escolar. Para esta ação contamos com a parceria da PUC/SP através da equipe da Profª. Elizabeth B. Almeida que esteve pela primeira vez, em Palmas, com a equipe de multiplicadores em 11 de junho de 2007. Nesta reunião ficou definida a criação de um curso no portal e-proinfo para capacitação da equipe pedagógica. A escola recebe a visita dos técnicos para avaliar e fazer levantamento das necessidades de adequação da estrutura física para implantação do projeto UCA.
Formação da Equipe Pedagógica da Escola

Formação da Equipe Pedagógica da Escola 02

 Junho – 2ª quinzena
As atividades de implementação do projeto na escola intensificam-se com reuniões e oficinas. A coordenadora do projeto com sua equipe de apoio ministra oficinas para familiarização, da equipe gestora, com os laptops. Seleciona alunos para atuarem como monitores. A escolha dos alunos foi feita através de votação, em cada turma. Após a seleção os alunos participaram, também, de uma oficina com os laptops. Nos dias 28, 29 e 30 acontece a etapa presencial do Curso Projeto UCA -Tocantins - Formação dos Multiplicadores, para os gestores do Col. Dom Alano, professores Multiplicadores do NTE técnicos da SEDUC e técnicos da DRE de Palmas, com a presença das professoras Elizabeth B. Almeida e Elisabette B. Britto Prado, o objetivo do curso é formar os multiplicadores na própria ação para atuarem na formação de gestores e professores da escola, integrando o Projeto UCA - Um Computador por Aluno nas atividades pedagógicas.



Formação dos Alunos Monitores 01
Articulação e formação das equipes de suporte técnico e pedagógico
Reunião com Reitores das Universidades

Reunião SEDUC
Maio - 2007

O Projeto UCA Palmas-TO, coordenado pela Profª. Leila Ramos, multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE – Palmas, iniciou a fase de implementação com a articulação e formação das equipes de trabalho. Dentre as atividades tem realizado: reuniões com a equipe gestora e professores do Colégio Dom Alano para discutir as possíveis mudanças na rotina escolar e estratégias de trabalho; encontros com técnicos da SEDUC e técnicos da Diretoria Regional de Ensino -DRE com o objetivo de inserir estes profissionais no processo de desenvolvimento do projeto; encontros com representantes de Universidades locais para divulgar o projeto e propor parcerias. A Professora Leila Ramos participa regularmente das reuniões técnicas do Grupo de Trabalho - GTUCA/MEC formado pelos professores Doutores e Especialistas das Universidades parceiras do Projeto
Um Computador por Aluno - Novas Perspectivas de Aprendizagem
Frente da Escola

Março 2007 – Lançamento do Projeto UCA 

O Colégio Estadual Dom Alano Marie du Noday/Palmas - TO recebeu em 29 de março de 2007 a visita do assessor especial da Presidência da República, José Luiz Maio de Aquino e a coordenadora pedagógica do MEC – Ministério da Educação, Carmem Prata, data em que foi confirmada a implantação do Projeto UCA - "Um Computador por Aluno" nesta Unidade Escolar, uma das cinco unidades escolhidas, em todo o país, para a experiência piloto. No Tocantins a experiência do uso de um computador por aluno será realizada com todos os alunos da UE o que diverge das outras experiências onde, apenas uma parcela do alunado será atendida. A visita da equipe governamental, à escola, foi acompanhada pela equipe da Secretaria de Educação e Cultura - SEDUC, confira as notícias no site da seduc http://www.seduc.to.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=861&Itemid=10.
Equipe do MEC e Aluna
 * Data de publicação no blog projetoucapalmasto.blogspot.com

Um comentário:

  1. PROJETO UCA – BREVE HISTÓRICO

    Fazendo breve retrospecto sobre a origem do Projeto UCA, percebe-se que a iniciativa do Governo Federal Brasileiro em implantar o referido Projeto deu-se durante a realização do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, em fevereiro de 2005, quando o americano Nicholas Negroponte, um dos fundadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts - EUA), anunciou o projeto One Laptop per Child – OLPC (Um Laptop por aluno).
    Em junho daquele mesmo ano, Negroponte, junto com Seymour Papert vieram ao Brasil apresentar ao Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, a proposta de implantação do Projeto Um Computador por Aluno – UCA.
    Como resultado, o governo federal propõe o Projeto UCA como uma nova forma de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, balizada pela necessidade de: (a) melhoria da qualidade da educação; (b) inclusão digital; (c) inserção da cadeia produtiva brasileira no processo de fabricação e manutenção dos equipamentos,
    Assim, no ano de 2007, foi feita a implementação piloto do Projeto UCA em 5 Escolas de 5 Estados Brasileiros, sendo um deles o estado do Tocantins representado pelo Colégio Estadual Dom Alano Du Noday, em Palmas.
    Essa primeira fase foi muito importante, pois as experiências das 5 escolas brasileiras foram registradas e publicadas e servem de referência para a fase II, e, em 2010, estão sendo implementados em 300 escolas públicas, distribuídas em todas as unidades da federação, selecionadas segundo pelas Secretários Estaduais de Educação, a Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação.
    A relevância dessa segunda fase, em que 10 das 300 escolas estão no Tocantins, manifesta-se na medida da necessidade de se obter subsídios quanto à viabilidade de testes em uma amostra mais significativa a ser suprida com informações suficientes a uma tomada de decisão de expansão para todo sistema público de ensino como uma solução técnico-pedagógica.
    A implantação e execução do Piloto consistirão, portanto, em uma oportunidade de conhecer a realidade do uso do laptop educacional num contexto escolar mais amplo, adequado às peculiaridades dos diversos projetos pedagógicos com efetivas soluções contextualizadas, que possam ser úteis para todo sistema público de ensino voltado à busca do caminho de uso/aplicação em relação à disseminação das inovações pedagógicas aliadas às tecnológicas.

    ResponderExcluir