Rede Colaborativa de Aprendizagem do Projeto UCA no Tocantins

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Encontro Presencial - Módulo 4 na Escola Joca Costa


Realizamos nos dias 28 e 29 de abril o primeiro encontro presencial do Módulo 4 Elaboração de Projetos, na Escola Estadual Joca Costa em Dianópolis. Participaram do encontro toda equipe da escola e técnicas pedagógicas da Diretoria Regional de Ensino.

Após as considerações iniciais contextualizamos a formação do UCA para os novos cursistas, enfatizando as características desta formação que têm como objetivo a integração do uso dos laptops na sala de aula por meio de práticas pedagógicas que viabilizam a integração das diversas mídias ao currículo, e ressaltamos a importância de se adequar a sistemática do Programa Instituto Airton Senna - IAS às propostas do Programa UCA, pois ambos são fundamentais para a melhoria do processo educativo da escola. O Módulo 4 Elaboração de Projetos foi apresentado por meio do material offline, pois a Internet na escola ainda é muito lenta e oscila o tempo todo. Exibimos o vídeo do professor que faz a abertura do módulo, momento em que a turma ouviu as falas das professoras Beth Almeida e Bette Prado, autoras do módulo em estudo. Na sequência apresentamos os Eixos que norteiam todo o estudo e atividades do módulo socializando os objetivos dos eixos e os objetivos de aprendizagem de cada um. Os professores cursistas iniciaram o estudo do Eixo 1 utilizando o DVD que receberam juntamente com o Guia do Cursista, sendo orientados para o desenvolvimento da atividade 1.1 – Relato sobre o projeto pessoal/profissional, o envio para o portifólio e comentário no Fórum sobre os relatos dos colegas de curso.

O encontro foi ótimo, com muita interação e discussões que proporcionaram esclarecimentos sobre questões pedagógicas, metodológicas e tecnológicas que envolvem o desenvolvimento das ações que estão sendo executadas na escola.

Percilia e Edna (Formadora e Tutora do UCA)


3 comentários:

  1. aqui no Rio Grande do Sul,no litoral norte,em Arroio do sal na E.E.E.F. Prof.Dietschi, nós tambem usamos o projeto UCA,só q aqui temos um problema,nem todos os professores põem em pratica seus conhecimentos.Gostariamos de saber se ai tem o mesmo problema.Por favor se puderem visitem nosso blog:noseadietschi.blogspot.com brigado!!8a série Dietschi

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Rio Grande do Sul tambem usamos o UCA.só que aqui temos um problema pois os pofs.não põe em pratica seus conhecimentos. favor entrar em contato com nosco por meio de nosso blog.:noseadietschi.blogspot.com brigado 8a série da E.E.E.F. Prof.Dietschi.aguardamos resposta.

    ResponderExcluir
  3. eu ja estudei nessa escola

    ResponderExcluir