Rede Colaborativa de Aprendizagem do Projeto UCA no Tocantins

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Educadores e Educadoras,

Leiam!

Documento importantíssimo no contexto atual.

Sugiro que deixem comentários sobre as competências TIC para professores.

View more documents from rositalima.

Fonte: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156210por.pdf

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Formação UCA JAN/2011











No dia 21 de janeiro de 2011 foi realizada a formação continuada do Projeto UCA (Módulo IIIA) com os professores e gestores da Escola Estadual Presidente Costa e Silva. O encontro foi iniciado com uma mensagem motivacional, retratando que para cada momento de dificuldade existe uma solução possível e temos sempre com quem contar, por mais que aparente estarmos solitários. Os cursistas realizaram uma oração voltada para melhoria da qualidade da educação e solução dos problemas gerados pela troca de governo no estado.

A proposta da formação de professores foi reiterada na apresentação, destacando que o sucesso do projeto depende das ações de cada profissional da educação. Os pontos positivos e geradores de aprendizado foram destacados com as ações de estudo do módulo IIIA. Cada professor apresentou um breve resumo de suas ações com os laptops do UCA e os seus momentos de estudos, sem esquecer da exposição das expectativas do encontro e com relação aos anseios da formação futura.

A discussão gerou uma colocação extremamente pertinente com relação ao tempo das aulas e a periodicidade do uso dos laptops. Foi realizada a intervenção de forma a expor para os professores e gestores que a proposta do projeto visa seu uso intensificado em suas aulas, buscando ao máximo sua utilização e adequação ao currículo regular de cada disciplina. A equipe gestora interferiu com a proposta de se criar um horário de aula que prioriza aulas germinadas (duplas) para cada disciplina.

Os cursistas foram organizados em seis grupos, com destaque para interação entre equipe de gestão e equipe de professores, onde cada grupo obteve ao menos um gestor participando do estudo, discussão e debate. As metodologias foram distribuídas por interesse, sendo: Resolução de Problemas, Problematização, Desafios, Trilhas, Escrita coletiva, Projetos de Aprendizagem. Houve a orientação para desenvolvimento de um relatório sobre os temas estudados e elaboração de uma apresentação de forma criativa, gerando ênfase as experiências pedagógicas, as expectativas dos alunos e a interação com a comunidade local.

O sistema e-proinfo não estava em perfeito funcionamento, os fóruns foram criados, mas não apresentavam como ativos para os cursistas. Como solução para o problema, cada participante foi orientado a postar o relatório em seu portfólio.


As apresentações foram momentos de destaque na formação, a cada tema apresentado, os cursistas dos demais grupos realizavam links aos temas abordados, gerando momentos de discussão e aprendizado. O professor Leandro Rosa da disciplina de Geografia destaca: “Cada tema trata de uma metodologia, mas todas podem ser aplicadas em diversas áreas do conhecimento, e estão ligadas por um foco em desenvolver o aluno e a melhoria da qualidade das aulas.”

A equipe de professores já estava orientada a realizar a elaboração do Planejamento de ação. Os cursistas apresentaram seus esboços e foram orientados a seguir uma das metodologias apresentadas, realizando destaque para a inclusão dos recursos e utilização da Web 2.0. Os prazos de retorno não foram estabelecidos, pois o quadro de professores estava com apenas 60%. Os demais profissionais serão incluídos na elaboração dos planejamentos, com uma nova formação para os novos colegas educadores, que integrarão ao quadro profissional da Escola Estadual Presidente Costa e Silva.

Gostaríamos de parabenizar a todos que participaram da formação, pois a cada formação superamos nossas expectativas e nossos conhecimentos são ampliados. Esperamos com ansiedade os próximos encontros, para nos enchermos de motivação e vontade de melhorar a cada dia.

Fonte: Weslley Nunes da Silva

Tutor UCA Gurupi - TO

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Formaçao de Professores do Col. Est. Dom Alano_Módulo 3 A, 2º Encontro



A Equipe de professores do Colégio Dom Alano, reuniu-se para o 2º Encontro Presencial do Módulo 3A, da Formação Continuada do Projeto UCA, nos dias 19 e 20 de janeiro. Iniciamos o encontro abrindo uma discussão com os professores sobre o que ficou entendido do proposto na primeira parte do módulo: comentar sobre as atividades desenvolvidas e as postagens nos blogs pedagógicos.
Nesta segunda etapa do módulo foram exploradas as experiências pedagógicas desenvolvidas através das metodologias em estudo:
·  Trilha,
·  Desafios,
·  Escrita Coletiva,
·  Problematização,
·  Resolução de Problemas e
·  Projeto de Aprendizagem.
O trabalho em grupo foi uma estratégia providencial para o estudo e discussão das seis diferentes metodologias apresentadas.
Para acompanhar os trabalhos e dar o apoio necessário tivemos a participação da colega Maria das Mercês da CTE - Coordenadoria e Tecnologias na Educação.

Fonte: Sizineide e Mercês

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Formação UCA - segundo presencial M3A Esc. Joca Costa

Realizamos, nos dias 20 e 21, o segundo encontro com os professores da Escola Estadual Joca Costa - Dianópolis para iniciarmos os estudos da 2ª parte do Módulo 3A do curso Formação Tocantins do Projeto UCA. No primeiro dia (20/01/2011) iniciamos os trabalhos com uma discussão sobre as atividades desenvolvidas na primeira parte do módulo, reforçando o entendimento dos professores sobre:

- importância da questão, como um fio condutor para ações pedagógicas;

- a idéia de uma educação aberta, provocativa e questionadora, que aproveita as curiosidades e os problemas trazidos pelos alunos e professores;

- levantar perguntas como alavanca para que a aprendizagem se construa a partir de processos de busca por respostas.

Conforme o proposto na segunda parte do M3A – explorar diferentes experiências pedagógicas, desenvolvidas com o uso de tecnologias – professores e coordenadores pedagógicos estudaram, em grupo, as propostas pedagógicas - Resolução de Problemas, Problematização, Desafios, Trilhas, Escrita coletiva e Projetos de Aprendizagem. Organizados em 03 grupos os professores analisaram todas as metodologias propostas (02 por grupo); o estudo proporcionou aos professores melhor entendimento sobre a dinâmica de execução das experiências pedagógicas e as etapas de desenvolvimento das metodologias, descreverem as tecnologias utilizadas, as ações dos alunos e funções dos professores.

No segundo dia, após o estudo, cada grupo socializou o que ficou entendido sobre as experiências e metodologias exploradas. Concluídas as apresentações dos grupos, solicitamos que escolhessem entre as metodologias para planejarem as ações pedagógicas que irão executar com os alunos na escola, usando os recursos do laptop e da web 2.0. Apresentamos sugestão para a elaboração do Planejamento e Implementação da Ação - Atividade III do módulo 3A.

Pontos positivos: a maioria do grupo compreendeu sem maiores dificuldades as experiências pedagógicas e as metodologias identificando nestas, algumas atividades pedagógicas já desenvolvidas com os alunos na escola Joca Costa.

Dificuldades encontradas: em razão das mudanças na nova estrutura da Secretaria da Educação, os professores, por não serem efetivos, estavam um pouco apreensivos com a indefinição sobre a situação funcional, mas mesmo assim participaram efetivamente das atividades.


Depoimentos dos cursistas do Col. Beira Rio durante a formação do Módulo 3A

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Módulo 3A - Formação de Professores - Col. Beira Rio






Nos dias 20 e 21 de janeiro as Professoras Formadoras Ildeny e Rosita Félix mediaram o segundo encontro presencial do Curso UCA, Módulo 3A para Professores.

De acordo programado foi realizado nos dias 20 e 21 de janeiro, o segundo encontro do Módulo 3A - Formação de Professores, para os professores da Esc. Est. Beira Rio Palmas/TO.
A capacitação aconteceu no Laboratório do Col. Militar de Palmas.
Grande parte dos cursistas não realizou as leituras do módulo devido à lentidão na conexão a internet na Unidade Escolar, outros trabalham três turnos e não tem internet em casa.
Tivemos a participação de 19 professores, dentre esses, alguns já estavam desligados da Unidade Escolar devido às mudanças no quadro de professores.
 Quanto ao manuseio da máquina, detectamos que ainda há alguns professores que não sabem como acessar o ambiente, haviam esquecido usuário e senha do ambiente virtual de aprendizagem, do email e do blog. Durante a capacitação percebeu-se ainda a falta de envolvimento de um pequeno grupo de professores, percebeu-se também que a apropriação tecnológica precisa ser trabalhada, segundo os professores é necessário curso de Introdução á Educação Digital para alunos e para alguns professores.
Foram desenvolvidas as seguintes atividades durante a Formação: 
  • Discussão com os professores a cerca do que ficou entendido sobre o proposto na primeira parte do módulo;
  •    Avaliação das atividades desenvolvidas anteriormente
  •     Análise da qualidade das postagens nos blogs;
  •    Contextualização do módulo - importância da questão, como um fio condutor para ações pedagógicas;
  •    Discussão em torno da déia de uma educação aberta, provocativa e questionadora, que aproveita as curiosidades e os problemas trazidos pelos alunos e professores – Conhecimento prévio;
  •    O processo de busca de respostas como alavanca para que a aprendizagem se seja construída;
  •    Divisão dos grupos para estudos as experiências pedagógicas desenvolvidas através das metodologias disponibilizadas no conteúdo do módulo;
  •    Socialização dos estudos através de um editor de apresentação.
Após a apresentação dos grupos, os cursistas fizeram a escolha da metodologia a ser executada, e com o auxílio de uma sugestão de planejamento as orientações foram passadas.











Formação uca to
View more presentations from Ildeny.

Autora: Rosita Félix

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Módulo 3 A - Formaçao de Professores do Programa UCA

Está acontecendo no período de 18 a 21 de janeiro mais uma etapa da Formação de Professores do Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, nas Escolas contempladas no Estado do Tocantins pelo Programa: Escola Estadual Beira Rio, Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, Escola Municipal Crispim P. de Alencar, Colégio Estadual Joca Costa, Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, Escola Municipal Antonio Almeida Veras, Escola Municipal Luzia Tavares, Colégio Estadual José Costa Soares, Colégio Estadual Sancha Ferreira e Escola Municipal Willian Castelo Branco Martins.
 
Um dos pontos centrais do estudo será sobre  as metodologias:
1 - Resolução de Problemas
2 - Problematização
3- Desafios
4 -Trilhas
5 - Escrita coletiva
6 - Projetos de Aprendizagem

Cada metodologia estudada será apresentada considerando os seguintes procedimentos:
·         analisando a forma de aplicação através das experiências pedagógicas;
·         destacando as etapas de desenvolvimento
·         descrevendo as tecnologias e como foram  utilizadas
·         analisando as ações dos alunos
·         identificando as diversas funções e ações  do professor
·      observar como se deu a valorização (no desenvolver dos trabalhos) dos seguintes elementos:
1.      Autonomia
2.      Cooperação
3.      Interação intensa
4.      Autoria
5.      Flexibilidade
6.      Atitude investigativa
7.      Possibilidade de escolha por interesse
8.      Busca de integração de campos diferenciados de conhecimento
9.      Trabalho em rede

Ao final do encontro os Professores participantes escolherão uma das metodologias e planejarão aulas para trabalhar com seus alunos na Escola. 

Autora: Rosita Félix