Leiam!
Documento importantíssimo no contexto atual.
Sugiro que deixem comentários sobre as competências TIC para professores.
Fonte: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156210por.pdf
A implantação do Projeto UCA em escala mais ampla pressupõe a existência de processos de formação para os educadores. Este espaço será de divulgação e socialização de ações de todas as Escolas que estão desenvolvendo o trabalho com Um Computador por Aluno no Tocantins.
No dia 21 de janeiro de 2011 foi realizada a formação continuada do Projeto UCA (Módulo IIIA) com os professores e gestores da Escola Estadual Presidente Costa e Silva. O encontro foi iniciado com uma mensagem motivacional, retratando que para cada momento de dificuldade existe uma solução possível e temos sempre com quem contar, por mais que aparente estarmos solitários. Os cursistas realizaram uma oração voltada para melhoria da qualidade da educação e solução dos problemas gerados pela troca de governo no estado.
A proposta da formação de professores foi reiterada na apresentação, destacando que o sucesso do projeto depende das ações de cada profissional da educação. Os pontos positivos e geradores de aprendizado foram destacados com as ações de estudo do módulo IIIA. Cada professor apresentou um breve resumo de suas ações com os laptops do UCA e os seus momentos de estudos, sem esquecer da exposição das expectativas do encontro e com relação aos anseios da formação futura.
A discussão gerou uma colocação extremamente pertinente com relação ao tempo das aulas e a periodicidade do uso dos laptops. Foi realizada a intervenção de forma a expor para os professores e gestores que a proposta do projeto visa seu uso intensificado em suas aulas, buscando ao máximo sua utilização e adequação ao currículo regular de cada disciplina. A equipe gestora interferiu com a proposta de se criar um horário de aula que prioriza aulas germinadas (duplas) para cada disciplina.
Os cursistas foram organizados em seis grupos, com destaque para interação entre equipe de gestão e equipe de professores, onde cada grupo obteve ao menos um gestor participando do estudo, discussão e debate. As metodologias foram distribuídas por interesse, sendo: Resolução de Problemas, Problematização, Desafios, Trilhas, Escrita coletiva, Projetos de Aprendizagem. Houve a orientação para desenvolvimento de um relatório sobre os temas estudados e elaboração de uma apresentação de forma criativa, gerando ênfase as experiências pedagógicas, as expectativas dos alunos e a interação com a comunidade local.
O sistema e-proinfo não estava em perfeito funcionamento, os fóruns foram criados, mas não apresentavam como ativos para os cursistas. Como solução para o problema, cada participante foi orientado a postar o relatório em seu portfólio.
As apresentações foram momentos de destaque na formação, a cada tema apresentado, os cursistas dos demais grupos realizavam links aos temas abordados, gerando momentos de discussão e aprendizado. O professor Leandro Rosa da disciplina de Geografia destaca: “Cada tema trata de uma metodologia, mas todas podem ser aplicadas em diversas áreas do conhecimento, e estão ligadas por um foco em desenvolver o aluno e a melhoria da qualidade das aulas.”
A equipe de professores já estava orientada a realizar a elaboração do Planejamento de ação. Os cursistas apresentaram seus esboços e foram orientados a seguir uma das metodologias apresentadas, realizando destaque para a inclusão dos recursos e utilização da Web 2.0. Os prazos de retorno não foram estabelecidos, pois o quadro de professores estava com apenas 60%. Os demais profissionais serão incluídos na elaboração dos planejamentos, com uma nova formação para os novos colegas educadores, que integrarão ao quadro profissional da Escola Estadual Presidente Costa e Silva.
Gostaríamos de parabenizar a todos que participaram da formação, pois a cada formação superamos nossas expectativas e nossos conhecimentos são ampliados. Esperamos com ansiedade os próximos encontros, para nos enchermos de motivação e vontade de melhorar a cada dia.
Fonte: Weslley Nunes da Silva
Tutor UCA Gurupi - TO
- importância da questão, como um fio condutor para ações pedagógicas;
- a idéia de uma educação aberta, provocativa e questionadora, que aproveita as curiosidades e os problemas trazidos pelos alunos e professores;
- levantar perguntas como alavanca para que a aprendizagem se construa a partir de processos de busca por respostas.
Conforme o proposto na segunda parte do M3A – explorar diferentes experiências pedagógicas, desenvolvidas com o uso de tecnologias – professores e coordenadores pedagógicos estudaram, em grupo, as propostas pedagógicas - Resolução de Problemas, Problematização, Desafios, Trilhas, Escrita coletiva e Projetos de Aprendizagem. Organizados em 03 grupos os professores analisaram todas as metodologias propostas (02 por grupo); o estudo proporcionou aos professores melhor entendimento sobre a dinâmica de execução das experiências pedagógicas e as etapas de desenvolvimento das metodologias, descreverem as tecnologias utilizadas, as ações dos alunos e funções dos professores.
No segundo dia, após o estudo, cada grupo socializou o que ficou entendido sobre as experiências e metodologias exploradas. Concluídas as apresentações dos grupos, solicitamos que escolhessem entre as metodologias para planejarem as ações pedagógicas que irão executar com os alunos na escola, usando os recursos do laptop e da web 2.0. Apresentamos sugestão para a elaboração do Planejamento e Implementação da Ação - Atividade III do módulo 3A.
Pontos positivos: a maioria do grupo compreendeu sem maiores dificuldades as experiências pedagógicas e as metodologias identificando nestas, algumas atividades pedagógicas já desenvolvidas com os alunos na escola Joca Costa.
Dificuldades encontradas: em razão das mudanças na nova estrutura da Secretaria da Educação, os professores, por não serem efetivos, estavam um pouco apreensivos com a indefinição sobre a situação funcional, mas mesmo assim participaram efetivamente das atividades.