Rede Colaborativa de Aprendizagem do Projeto UCA no Tocantins

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Projeto UCA/Formação na Escola Estadual Joca Costa – Dianópolis

Projeto UCA, que foi criado para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação, está em pleno processo de formação de professores e gestores das escolas que participam desta iniciativa. O Curso de formação continuada - Formação Tocantins editado pela PUC/SP e coordenado no Tocantins pela UFT – iniciou efetivamente em agosto/2010 com a realização de encontros presenciais nas Unidades Escolares. Estes encontros tiveram a duração de 24 horas , em cada escola, com a participação dos Pesquisadores, Formadores e Tutores responsáveis pela formação continuada dos professores e gestores.

No período de 29 de agosto a 01 de setembro foi realizado o presencial do Módulo I – Apropriação Tecnológica, na Esc. Est. Joca Costa no município de Dianópolis. As atividades foram coordenadas e desenvolvidas pela equipe responsável pela formação na UE – Profª. Marilene (Pesquisadora – UFT), Percilia e Demerval (Formadores – SEDUC), Lilian (Tutora – DRE). Num clima de muita receptividade e boa vontade dos professores e gestores foi que iniciamos a formação continuada na escola que tem uma equipe muito motivada e aberta às novas formas de fazer educação. A cultura de uso das tecnologias no Joca Costa já vem sendo construída desde que aceitaram a participar do programa. A Profª Orcilene, coordenadora do UCA, vem desenvolvendo um excelente trabalho no incentivo para apropriação e uso das TIC na sala de aula.

Concluído o Módulo I realizaram o Módulo II Web 2.0 a distância com apoio da Profª Lilian, Tutora da turma.

Nos dias 10 e 11 de outubro foi a vez de realizarmos o presencial de 8 h para início do módulo 3A para professores e 4 horas para o início do Módulo 3B para os gestores. O Módulo 3A é totalmente dedicado ao entendimento e desenvolvimento de metodologias pedagógicas para se ensinar e aprender com tecnologias, já o Módulo 3B traz um conteúdo voltado para a gestão escolar. Mais uma vez presenciamos a boa receptividade dos professores e gestores que não mediram esforços para desenvolverem as atividades iniciais do módulo. Mesmo com os problemas de oscilação do sinal da internet todos desenvolveram as atividades propostas, comprovando mais uma vez o bom ânimo da equipe.

domingo, 14 de novembro de 2010

Esc. Mul Profª Luzia Tavares - Paraíso do TO - 1º Encontro presencial do Módulo 3A

No dia 12 de novembro foi realizado o 1º encontro do Módulo 3ª – Formação de Professores com os professores da Esc. Mul. Professora Luzia Tavares de Paraíso TO.
Durante o encontro a Tutora Deuzirene Magalhães e a Formadora Ildeny Alves avaliaram as atividades do módulo 2, apresentaram o módulo 3A  no ambiente e-proinfo, realizaram atividades em grupo,leitura coletiva  e a atividade 1.
Vale lembrar que o contato direto com os cursistas, contribui muito para um bom andamento do curso e do projeto dentro da Unidade Escolar, e esse trabalho a Tutora Deuzirene tem feito com muita qualidade..

A gestão da escola como sempre deu um grande apoio a realização do encontro.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Módulo 3B - Formação de Gestores - Col. Beira Rio


Para estudo do Módulo 3B – Formação de Gestores, estivemos reunidos no dia 11 de novembro de 2010 na Coordenadoria de Tecnologia na Educação – CTE – Col. Militar de Palmas com o grupo de gestores do Col. Beira Rio.
Os trabalhos foram direcionados pela Tutora Sizineide Martins Santos Guedes e pela Formadora Ildeny Alves.
Durante o encontro foi apresentado o módulo e evidenciando que este será desenvolvido em 4 momentos diferenciados:
1º - Gestão da escola com tecnologias;
2º - Gestão das tecnologias na escola;
3º - Análise de problemas e estratégias de solução
4º - Plano Estratégico para a


 
Na oportunidade foi refletido sobre a temática 1 - Gestão da escola com tecnologias, o qual as aborda o conceito de gestão no contexto da escola com tecnologia e alguns aspectos relacionados a este momento em que os laptops educacionais passam a constituírem um novo cenário na educação básica do nosso país.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Datas dos encontros presenciais UCA - Gurupi -

Segundo o professor Weslley, tutor do curso UCA em Gurupi os encontros presenciais do Módulo 3 será:

Escola Municipal Antônio de Almeida Veras

Serão divididos em três grupos

· Dia 05/11/2010 Grupo A

· Dia 09/11/2010 Grupo B

· Dia 11/11/2010 Grupo C

**Não há disponibilidade para reunir o grupo todo em um único horário.

Escola Estadual Presidente Costa e Silva

· Dia 10/11/2010 Grupo U (único)

Obs.: Todos os encontros que foram citados acima ocorrerão no período vespertino e noturno.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Col. Beira Rio - 1º Encontro presencial do Módulo 3A.

No dia 03 de novembro de 2010 das 08 as 12h e das 14 as 18h no Laboratório do Colégio Militar de Palmas, ocorreu o primeiro encontro presencial do Módulo 3A ,onde tivemos a presença de 17 de 25  professores do Col. Beira Rio de Palmas/TO. Vale informar que os professores que não participaram do encontro estavam participando de uma outra capacitação, também oferecida pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura.
Para a coordenação do encontro, tiveram presentes a Tutora Sizineide Martins dos Santos Guedes e a Formadora Ildeny Alves da Costa.
O objetivo do encontro foi apresentar no ambiente e-proinfo o conteúdo do Módulo 3A, a navegação, a realização de algumas atividades e um retorno nas atividades do Módulo 2 Web 2.0.
Para início dos trabalhos foi realizada uma breve avaliação do módulo 2 – atividades, produções, lista de discussão e blog.
Com o auxílio de uma apresentação de slide algumas considerações sobre o blog foram apresentadas, como: Qual o tema do seu blog? Importância dos blogs, planejando o seu blog, postando no blog e alguns cuidados na criação e alimentação do seu blog.

Para início das atividades referentes ao Módulo 3ª foram evidenciadas as etapas de desenvolvimento do módulo:
 
1.      Exploração e análise de diferentes experiências pedagógica;
2.      Proposição e planejamento de uma ação pedagógica com os alunos na escola;
3.      Implementação e acompanhamento das ações planejadas;
4.      Socialização dos resultados das práticas desenvolvidas.

Foi realizada a leitura dos menus: idéias, questões, categorias e relatos.
Foram realizadas 02(duas) postagens no blog e uma (01) no diário.




Cursistas realizando atividade em grupo.


É sempre bom a realização dos momentos presenciais, pois é um momento ímpar, momento esse que podemos dar um melhor suporte aos nossos cursistas, possibilitando um melhor desempenho no decorrer do curso.